sexta-feira, 21 de maio de 2010

sociologia II uni parte 2

• 4. Escola 1. Estabelecimento público ou privado onde se ministra ensino coletivo. 2. Os alunos, professores e pessoal duma escola. 3. Sistema ou doutrina de pessoa notável em qualquer dos ramos do saber.

• Definição 2 (Pérsio Santos de Oliveira)

• Instituição social especificamente organizada para transmitir aos jovens os conhecimentos, as normas de comportamento e a herança cultural, de modo a integrá-los na sociedade em que vivem; é a instituição social destinada a transmitir a educação de forma sistemática.



• A origem da escola



• No início, as escolas aparecem para satisfazer os anseios e os interesses da aristocracia. Não é sem razão que a palavra escola significava “lazer”. O vocábulo escola vem do grego skole, que quer dizer ócio, isto é, tempo livre das ocupações; latinizando, o termo ficou schola. Originalmente, a escola era o lugar onde as pessoas de posse davam-se ao luxo de fazer exercícios intelectuais, sem visar a outros resultados que não o enriquecimento mental, para mais fácil separação das pessoas com posição social mais baixa.

• A escola tendeu, então, para uma educação sistemática. A diferenciação econômica, a divisão do trabalho e o comércio entre os grupos e povos criaram certos instrumentos culturais necessários para a sustentação de todos (...) Aqueles elementos da classe dirigente que se dedicavam ao serviço do culto e das práticas religiosas organizaram os primeiros cursos intencionais para transmitir essas novas técnicas culturais. Estava fundada, assim, a escola. Seus fundadores: os sacerdotes.

• A educação sistemática era privilégio de poucos. No entanto, a situação mudou depois que os ideais democráticos da Revolução Francesa (1789) foram, difundidos. A escola passou a ser direito de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário